Acompanhe notícias contábeis,
tributárias, trabalhistas e muito mais!

Declaração de imóveis e veículos

Declaração de imóveis e veículos 

Caso você tenha tido posse, tenha comprado ou vendido imóveis e veículos móveis, no ano de 2022, esses bens precisarão constar na sua declaração de imposto de renda.


No entanto, esses itens não podem ser declarados de forma simplificada, ou seja, só com o nome e uma breve descrição do item.
A Receita Federal nos exige as informações mais completas, tais como endereço, IPTU, área total e data de aquisição, no caso de imóveis e informações sobre o modelo, ano, número de Renavam, valor pago na aquisição e data de compra, no caso de veículos.


Principalmente no caso de veículos, quando adquiridos por meio de uma compra mais informal, ou seja, como um acordo entre as duas partes e sem a documentação completa, é comum acontecer de o novo proprietário do veículo não ter acesso a todas as informações que falamos acima.
Quando isso acontece, o preenchimento desse bem na declaração não pode ser feito com assertividade, devido a falta de documentação comprobatória, e isso pode levar a declaração para a malha fiscal, onde também haverá dificuldade de regularização da declaração devido a falta de documentação do veículo.
Por isso, se você tem um bem móvel ou imóvel adquirido ou vendido de forma informal, é importante que você busque regularizar a documentação do mesmo o quanto antes, para que tudo esteja certo no envio da sua declaração de imposto de renda para a Receita Federal.


Aproveite enquanto ainda estamos dentro do prazo, e conte com a nossa equipe para lhe auxiliar durante esse processo. 

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar